Ir para conteúdo
segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Melhores Planos de Saúde do Brasil

No Brasil, existe uma diversidade de planos de saúde ofertados no mercado, para quem quer e tem condições de pagar pelo melhor, listamos abaixo as operadoras de saúde que se destacam e estão entre as melhores operadoras de planos de saúde do Brasil:

  • Central Nacional Unimed
  • Bradesco Saúde
  • SulAmérica Saúde
  • Porto Seguro Saúde
  • Allianz
  • Amil
  • NotreDame Intermédica

A última da nossa lista, a NotreDame Intermédica, possui também planos acessíveis, mas aqueles que podem pagar um pouco a mais desfrutam de uma qualidade de plano de saúde infinitamente melhor do que os mais básicos.

Já as primeiras da lista não possuem planos considerados acessíveis, porém estão entre os melhores planos de saúde do Brasil. Oferecendo serviços e comodidades que todo brasileiro anseia, o nível de reclamação é baixíssimo e o nível de satisfação é considerado excelente.

Planos de saúde com atendimento nacional, nos melhores hospitais, clínicas, centros médicos, acesso aos melhores profissionais, às melhores indicações de medicamentos e tratamentos, além de os beneficiários serem tratados como únicos e exclusivos.

Maneiras de obter um plano de saúde

Existem basicamente 3 maneiras diferentes de obter um plano de saúde no Brasil. Muitas pessoas obtêm seu plano de saúde através de seu local de trabalho. Para as pessoas que não podem fazer isso, existem outras formas de conseguir um plano de saúde:

Através do seu empregador

No Brasil, uma porcentagem considerável de empresas oferecem plano de saúde como benefício para seus funcionários. A maioria desses empregadores paga parte da mensalidade e o funcionário arca com a outra parte.

Outra forma de pagamento entre funcionário do empregador é a coparticipação. Geralmente nesse modelo o funcionário só arcará com o valor da coparticipação, já a mensalidade quem paga é o empregador.

Melhores Planos de Saúde do Brasil

Essa modalidade é vantajosa para o empregador por 2 motivos:

  • as mensalidades ficam consideravelmente mais baratas já que o funcionário pagará parte de tudo que usar;
  • o funcionário usará o plano de saúde com consciência, ou seja, somente quando for necessário, já que sempre que usar uma parte será descontada de seu salário.

Empresas multinacionais ou com atuação em todo o Brasil costumam também oferecer a opção de mais de um plano de saúde para o funcionário escolher qual melhor se adéqua às suas necessidades.

Plano de saúde individual

Nesta modalidade, o beneficiário é quem arcará com todas as despesas do plano de saúde. As mensalidades serão mais altas do que tê-las por um empregador ou MEI, portanto, ao escolher um plano de saúde, é importante considerar as diferenças entre suas opções. 

Alguns planos oferecem cobertura mais generosa, enquanto outros podem deixá-lo responsável por contas médicas altas. Escolher um plano de saúde pode ser difícil, mas lembre-se, se o plano parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

MEI

A última opção é adquirir um plano de saúde através do CNPJ de MEI. As condições serão as mesmas para um empregador, inclusive as mensalidades mais baratas. Sempre dê uma olhada nos benefícios e limitações do plano antes de se inscrever ou pagar qualquer taxa. 

Dessa forma, você pode ver com antecedência se o plano é adequado para você e sua família. Sim, no plano MEI você pode colocar familiares e isso até vai deixar os custos mais baratos, quanto mais vidas, mais barato sai o plano.

Dicas para obter um plano de saúde

Uma pessoa cujos cuidados de saúde não são cobertos por um empregador, e que deseja ou precisa ter acesso facilitado e bom quando se trata de cuidados com a saúde, provavelmente terá que pagar um plano de saúde como indivíduo.

Antes de bater o martelo de que aquela é a opção de planos de saúde certa, o comprador precisa estar ciente de vários fatores e pensar cuidadosamente se essa opção é a adequada antes de prosseguir com a compra.

Combinar as necessidades individuais com o que está disponível, decidir sobre a cobertura mais adequada, trabalhar as circunstâncias atuais e as da família pode parecer confuso e assustador.

Os seguintes pontos precisam ser considerados com cuidado:

O seu médico atende esta operadora e plano?

Ao considerar um plano, as pessoas devem certificar-se de que seu médico ou clínica esteja listado em sua rede de profissionais de saúde. Caso contrário, eles podem ter que mudar de médico ou pagar do próprio bolso pelo que preferirem.

Escolha opções relevantes

Escolher um plano com apenas as opções necessárias podem ajudar a manter os custos mensais no mínimo. Por exemplo, é provável que as consultas pré-natais sejam necessárias? Há possibilidade de parto?

São questões que podem parecer simples e irrelevantes, mas que são fatores-chave na hora da decisão, porque influencia no preço. Se o comprador ou seu cônjuge for uma mulher com mais de 45 anos, a cobertura de maternidade provavelmente não será uma prioridade.

Usa medicamentos constantes?

Essa pergunta é relevante, pois, alguns planos de saúde hoje oferecem descontos em medicamentos e farmácias. Vale a pena notar que é improvável que a cobertura do plano cubra todos os medicamentos, especialmente os mais novos e mais caros.

Os compradores podem solicitar uma lista de medicamentos preferidos que cada apólice oferece para ver se seus medicamentos de rotina estão nele.

Grandes mensalidades hoje ou no futuro?

Uma pessoa com renda disponível, que goza de boa saúde, pode preferir optar por um plano completo e com uma mensalidade considerável para começar, pois isso pode oferecer mensalidades progressivamente mais baixas com o passar do tempo.

Compartilhando o custo

Quer você escolha um grande plano de saúde ou um plano de saúde mais básico, ambos  provavelmente terão alguns recursos de “compartilhamento de custos”. Isso significa que você divide o custo do atendimento pagando parte do valor de cada serviço e a seguradora paga o restante.

Escolha um plano que funcione melhor com o tipo de serviços de saúde que você acha que usará. Os tipos mais comuns de compartilhamento de custos, também conhecidos como coparticipação, estão listados abaixo:

Fixo

Um copagamento é um valor fixo em que você paga junto com o boleto mensal sempre que usar determinado serviço. Por exemplo, você paga 30 reais por uma visita ao consultório e o plano paga o restante.

Melhores Planos de Saúde do Brasil

Destacamos que, um plano pode ter diferentes valores de coparticipação por serviço, porém, são fixos. Um detalhe importante é que apesar de valores fixos, você vai pagar essa quantia sempre que tiver que realizar o procedimento, por exemplo:

  • Atendimento no PS = 60 reais fixos
  • Exames laboratoriais = 50 reais fixos
  • Exames de imagem = 80 reais fixos

Porcentagem

A outra forma de cobrança neste método de compartilhamento de custos é a porcentagem da cobrança permitida que você paga por um serviço coberto. Exemplo: 

  • Você paga 20% do custo de uma visita ao consultório coberto e o plano paga o restante.

Você sabia que empresas que possuem 30 pessoas ou mais em seu Plano de Saúde entre Titulares e Dependentes, conseguem condições especiais nas melhores operadoras de saúde e seguradoras?

A Empresa Planos de Saúde SP é uma corretora de benefícios atuante no mercado Brasileiro há mais de 20 anos.

Uma de nossas vertentes é oferecer a melhor opção de acordo com o perfil de cada cliente. No segmento de Plano Empresarial temos mais de 20 opções de Planos de Saúde para oferecer aos nossos clientes. Consulte-nos!

Planos de Saúde SP

Preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos corretores especialistas.