Todos os anos no Brasil, no dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde. Neste dia destaca-se a importância da conscientização de todo brasileiro sobre a educação sanitária, ou seja, como adquirir hábitos mais saudáveis.
No Dia Nacional da Saúde, eventos de conscientização são organizados em todo o Brasil, com o objetivo de informar melhor a opinião pública sobre morbidade, mortalidade e sofrimento. A OMS é uma das partes interessadas neste dia e organiza eventos ao nível regional e nacional para marcar o Dia Nacional da Saúde.
Nosso capital inalienável mais precioso é nossa saúde. Mas a situação global é alarmante: os países em desenvolvimento ainda não têm as condições de vida necessárias para manter uma boa saúde.
Nos países desenvolvidos, a igualdade em termos de saúde também não é adequada. Enquanto a maioria dos cidadãos destes países beneficia-se de infraestruturas de saúde eficientes e acessíveis, outros são obrigados a abdicar de determinados cuidados, por não conseguirem pagar a conta que cobrirá as suas despesas.
Como surgiu o Dia Nacional da Saúde?
A data foi instituída no ano de 1967 para conscientizar a população, mas também como forma de homenagem ao médico Oswaldo Cruz, um dos pioneiros na ideia de preservar a saúde no Brasil.
O Dia Nacional da Saúde é comemorado no mesmo dia do nascimento do médico que revolucionou o Brasil através de estudos experimentais para combater algumas doenças. O garoto era um prodígio, entrou na faculdade com 15 anos de idade e se formou aos 20.
Era um grande interessado em microbiologia e para complementar os estudos montou um laboratório no quintal de casa. A tese defendida na faculdade falava sobre a “A veiculação microbiana pelas águas”.
O combate à doenças
O homem era encantado pela influência que um organismo poderia causar na vida de outro, tanto que algum tempo depois viajou para fora do país para estudar imunologia e soroterapia.
Quando voltou, foi determinado em combater doenças que, na época, devastavam o Brasil como a febre amarela, peste bubônica e a varíola (doença que havia sido extinta no mundo e agora está voltando como a “varíola dos macacos”).
Assim que chegou, Oswaldo Cruz se empenhou nos estudos da imunização dessas doenças e conseguiu. Em parceria com outros profissionais da medicina, criou no Rio de Janeiro (onde estudava) o Instituto Soroterápico Federal, hoje conhecido como Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Em 6 meses os parceiros haviam conseguido produzir o primeiro lote de soros contra a Peste Bubônica. Nos estudos desta descoberta os médicos adotaram medidas como o isolamento dos infectados, estudo de vetores (mosquitos e ratos), identificação dos casos e limpeza das casas e áreas com o surto.
O modo de operação não agradou a população, mas surtiram grandes efeitos e fizeram com que os casos de contaminados fossem reduzidos.
Os estudos continuaram de modo que Oswaldo Cruz tivesse conseguido descobrir como acontecia a transmissão da febre amarela e como evitar a proliferação do transmissor: o Aedes aegypti. Com suas ideias conseguiu também reduzir o número de casos.
Assim como o combate à transmissão das doenças, Oswaldo Cruz conseguiu conscientizar o povo sobre a importância de se tomar as vacinas, isso aconteceu excepcionalmente quando explodiram os casos de varíola.
A primeira vista as vacinas foram mal vistas, mas após um tempo a própria população começou a ir atrás dos postos para se vacinar.
Importância da vacina
A vacinação é a melhor forma de se proteger a si e aos outros contra certas doenças.
As vacinas nos protegem contra doenças que podem ter consequências graves e até causar a morte. Algumas dessas doenças não têm tratamento médico e são bastante enfatizadas no Dia Nacional da Saúde.
Ao se vacinar, também reduzimos a transmissão de doenças contagiosas.
As doenças imunopreveníveis causam sofrimento, complicações e sequelas. Apanhar certas doenças naturalmente nos protege mais tarde contra essas doenças, assim como as vacinas.
No entanto, deixá-lo para a natureza envolve riscos muito grandes para a saúde. Aqui estão alguns exemplos que também são mostrados nos eventos do Dia Nacional da Saúde com a demonstração de casos reais:
- A infecção meningocócica, que causa meningite, é uma doença grave. Pode causar danos cerebrais permanentes e levar à morte em 10-15% dos casos.
- A catapora é uma doença comum que é principalmente inofensiva. No entanto, pode levar a complicações como infecções de pele, infecções de ouvido e pneumonia.
- Uma doença contagiosa como o sarampo se espalha muito facilmente de uma pessoa para outra. Essa doença pode ser grave ou até mesmo causar a morte em pessoas com maior probabilidade de desenvolver complicações do sarampo.
A vacinação também pode trazer alguns riscos, mas os riscos graves associados às vacinas são muito mais raros do que os associados à doença.
Por exemplo, existe o risco de encefalite, ou seja, inflamação do cérebro, após receber a vacina contra o sarampo. No entanto, esse risco é de 1 em 1 milhão. O risco aumenta para 1 em 1.000 quando uma pessoa pega sarampo.
Como se manter saudável?
O Dia Nacional da Saúde traz à luz pontos importantíssimos para que você consiga viver de maneira mais saudável.
Qualquer que seja nosso status social, nossa classe ou nossas aspirações, a menor doença tem o poder de tirar nossa alegria de viver. Então, o que você pode fazer para se manter saudável?
Coma equilibradamente
Este é o primeiro conselho que podemos lhe dar. Se você quer ser saudável, preste atenção à sua dieta.
Pratique uma atividade física
A atividade física ajuda a manter o corpo e a mente, e pode prevenir o aparecimento de certas doenças, como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes ou excesso de peso.
Também ajuda a combater o estresse e dormir melhor.
Você não precisa ser um bom atleta para se exercitar. Caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho todos os dias ou evitar o elevador para subir as escadas pode te fazer bem.
Beber muita água
Beber água ajuda a manter uma certa forma física. Você precisa ter certeza de beber água suficiente por dia para estar em forma. Os médicos recomendam beber de 1 litro e meio a 2 litros por dia. Este número pode ser ajustado para cima em caso de clima quente ou durante o exercício físico para se hidratar bem.
Durma o suficiente
O sono desempenha um papel importante em nossas vidas. Acima de tudo, não o negligencie! Seu tempo de sono é muito afetado pelo trabalho, escola, família e todas as pressões da vida cotidiana.
Não dormir bem pode prejudicar sua saúde. O sono insuficiente pode afetar seu humor, estado mental e estado físico. Essa prática é muito comentada nos eventos do Dia Nacional da Saúde.
Evite fumar
Para estar em boa saúde, cigarros e tabaco são fortemente desencorajados.
Limitar o consumo de álcool
Assim como o tabaco, o álcool e as bebidas açucaradas também devem ser limitados. O mais importante é escolher alimentos saudáveis.
Quer se manter ainda menos preocupado com as doenças fazendo exames preventivos? Faça já um plano de saúde com a Planos de Saúde SP. Trazemos para nossos clientes as melhores soluções em Planos de Saúde, Convênios Médicos e Seguro Saúde. Oferecemos um atendimento personalizado para cada situação.