A partir do momento em que ponderamos contratar um plano de saúde, é de extrema importância observarmos algumas questões relacionadas ao contrato, antes de começarmos a utilizar os serviços, a maioria dos planos de saúde exigem o chamado prazo de carência, mas o que exatamente é isso e como funciona?
Caso você não conheça este termo, esta matéria é justamente voltada para explicar exatamente oque seria uma carência, quanto tempo você deve esperar para utilizar seu plano de saúde e como funciona todo esse processo, assim que você contrata um plano de saúde.
Exatamente por isso, muitas pessoas, que pensam em contratar um dos melhores planos de saúde disponíveis no país, o plano de saúde Unimed, se questionam a respeito do funcionamento da carência do plano Unimed, esta matéria estará focada justamente em explicar todos os pormenores para que você possa usufruir ao máximo do seu plano de saúde Unimed.
Saiba qual o tempo de carência do plano de saúde Unimed
Em acordo com as normas pré-estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde, a ANS, entende se por carência, o período em que os contratantes deverão aguardar para poderem iniciar a utilização de todos os serviços ofertados pelo plano de saúde contratado, quer seja por uma pessoa física ou uma empresa.
Este período de espera existe em virtude de os planos de saúde funcionarem com base no sistema de mutualismo dos seus consumidores.
Em resumo, as contribuições mensais serão utilizadas pelos planos de saúde para constituir uma base financeira responsável por subsidiar as operações executadas pelo plano de saúde.
Ou seja, se não existisse este prazo de carência, os consumidores que contratassem os planos de saúde acabariam desfrutando de procedimentos mais complexos ofertados pelas operadoras, pagando uma mensalidade mais simples, e várias pessoas já com doenças pré-existentes, poderiam simplesmente aderiram ao plano, obter um tratamento mais caro e depois se desvincularem.
Este tipo de situação ocasionaria um desequilíbrio enorme nas contas das operadoras de planos de saúde, e encareceria muito mais os serviços ofertados aos clientes fixos, logo, as carências são uma maneira encontrada pelos planos de saúde para trazer uma maior segurança e estabilidade de valores para os seus segurados.
Sendo assim, as carências exigidas pelo plano de saúde Unimed funcionam da mesma maneira que todos os outros planos de saúde.
O que quer dizer que as regras que regulamentam tais atividades executadas pelas operadoras de plano de saúde, são pré-definidas pela ANS para todas as operadoras, bem como para todos os planos ofertados.
Agora que já entendemos o que são os prazos de carência e como eles funcionam, entenderemos quais são as carências exigidas pela Unimed para utilização de seus planos de saúde:
24 horas de carência: emergências e urgências
Após escolher um dos planos de saúde ofertados pela Unimed e fazer a contratação, os clientes poderão utilizar o plano de saúde em casos de emergência e urgência hospitalar apenas após um prazo de 24 horas.
A ANS aponta que urgências são acidentes pessoais ou pequenas complicações em período gestacional, e emergência são situações de risco imediato.
60 dias de carência: exames e consultas
sessenta dias após a contratação do plano de saúde Unimed, os pacientes já poderão marcar suas consultas com médicos especialistas, bem como, executar exames de rotina em toda a rede credenciada ofertada em seu plano de saúde.
90 dias de carência: tratamentos ambulatoriais, fisioterapias e terapias simples
Após o prazo de três meses, decorrentes da contratação do plano de saúde, os pacientes já poderão passar por tratamentos ambulatoriais, bem como agendar sessões de fisioterapia ou terapia simples e tratamentos com médicos como psicólogos, etc.
180 dias de carência: internações, cirurgias e exames complexos
Após seis meses corridos de contratação de um dos planos de saúde Unimed, os pacientes já podem agendar cirurgias, exames de alta complexidade e ter acesso a internações clínicas, dentro deste prazo está incluso também cirurgias para transplantes como rins e córneas.
300 dias de carência: partos a termo
Depois deste período de carência, o plano já pode cobrir partos a termo, partos que já passaram de 37 semanas de gestação.
Após este período de 300 dias, os pacientes já poderão agendar procedimentos relacionados ao parto bem como internações decorrentes da gestação, vale observarmos que esta carência isentar exclui os casos onde os partos ocorrem de maneira prematura.
Vale observarmos também que essas carências poderão sofrer variações conforme os planos de saúde contratados ou mesmo poder ter condições onde as carências são inventadas do plano, como, por exemplo, nos casos de planos empresariais ou planos coletivos por adesão.
Estas mesmas regras de carência se aplicam não só aos titulares do plano de saúde mas também a todos os dependentes colocados na cobertura do plano, ou seja, os dependentes também deverão cumprir os períodos de carência a partir da contratação do plano.
Vale ressaltar que não são todas as pessoas que podem ser inseridas em uma cobertura de plano de saúde como um dependente já pré-estabelecido pela ANS, apenas pessoas que possuem um parentesco direto ou dependência econômica dos titulares e que podem ser inseridos na cobertura, bem como pela carência.
Para serem inseridas como dependentes do contratante nos planos de saúde da Unimed, quer sejam planos voltados para as pessoas físicas ou para pessoas jurídicas, conhecidos como planos coletivos, os dependentes deverão ser:
- Cônjuges ou companheiros estáveis;
- Filhos biológicos ou filhos com guarda tutelar até a idade de 21 anos;
- O pai e a mãe do contratante.
O ideal neste momento de contratação, é justamente consultar os vendedores comerciais do plano e entender todos os detalhes envolvidos nesta contratação, bem como os prazos de carência relacionados as antes de efetuar a assinatura do contrato com o plano de saúde Unimed.
Basicamente, esses são os períodos de carência são os exigidos por todos os planos de saúde que podem ser contratados pela operadora Unimed. Agora que sabemos desses prazos, podemos entender mais detalhes decorrentes destas carências. E assim efetuarmos a contratação correta do plano que mais se encaixa a necessidade de nossa família.
“Informamos que algumas informações, regras e condições podem sofrer alterações/atualizações sem aviso prévio.”
Sempre consulte Nossos Corretores para estar por dentro de tudo!