Vamos falar sobre planos de saúde e como funciona o plano de saúde individual.
Porém, antes de entrar na parte boa do assunto, vamos à parte triste da história para que vocês possam entender o quão importante é ter um plano de saúde.
Nesses últimos 3 anos a pandemia do Covid-19 assolou o Brasil em vários sentidos. No quesito morte, só no Brasil, a Covid-19 já causou mais de 660.000 mortes, com consequências para todo o país, atividade econômica e emprego.
Mas e o sistema de saúde? No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado com distribuição de competências entre os níveis municipal, estadual e federal.
A pandemia da COVID-19 agravou as fragilidades do SUS, principalmente devido à falta de investimento e aos desafios de acesso aos cuidados. Cada estado organizou diferentes ações de saúde pública (distanciamento social, máscaras, restrição de mobilidade, etc.) sem coordenação nacional.
Nesse momento, tudo o que você podia pensar era:
- em primeiro lugar, se proteger da doença
- em segundo lugar, foi procurar por um plano de saúde
Havia muito entra e sai dos hospitais particulares também, porém, nada comparado a superlotação dos hospitais públicos. Quem podia pagar por atendimento médico bem, quem não podia, teve que aguardar as longas filas de espera para exames simples e também para mais complexos.
Nesses momentos, tenha certeza de que nada te traria mais segurança do que possuir um plano de saúde individual.
Você sabe o que eles são e como funcionam? Fique tranquilo que sanaremos suas dúvidas agorinha, continue acompanhando.
Benefícios de um plano de saúde
Os principais benefícios do plano de saúde individual são que você terá acesso a cuidados de saúde privados e obterá tratamento mais rápido do que no SUS.
Muitos provedores oferecem acesso a consultas por meio de aplicativos e outros canais digitais, oferecendo acesso rápido ao suporte médico, bem como um encaminhamento mais rápido para qualquer outro tratamento privado.
Alguns também oferecem acesso direto a fisioterapeutas ou especialistas em saúde mental sem a necessidade de esperar por um encaminhamento médico, o que também oferece o tratamento e o suporte de que você precisa mais rapidamente.
O que é coberto em um plano de saúde?
Diferentes planos de saúde individuais oferecem diferentes benefícios. Pense em suas necessidades e escolha uma apólice que ofereça a cobertura certa para você.
A maioria das apólices inclui cobertura para:
- Tratamento em hospitais privados
- Consultas particulares
- Acesso a um aplicativo digital
- Fisioterapia para condições musculares, ósseas ou articulares
- Cuidados ambulatoriais, como exames, exames, raios-x e consultas hospitalares onde você não está internado
- facilidade para tratamento psicológicos
Ao considerar as melhores apólices de plano de saúde, você precisa pensar no que é importante para você. Por exemplo, apólices mais completas podem oferecer alguns benefícios adicionais que podem ser interessantes para você.
Ao comparar planos de saúde individuais, talvez seja necessário considerar também as necessidades dos membros da família. Alguns provedores oferecem descontos se você segurar sua família.
Por que contratar um plano de saúde individual?
Seu coração está acelerado, suas palmas estão suadas e seu corpo está inquieto. Seus pensamentos estão vindo rapidamente, um após o outro, até que sua mente se sinta consumida pela preocupação.
Você passou os últimos 30 minutos com seu velho amigo Dr. Google, em um esforço inútil para diagnosticar seus sintomas, convencendo-se de que os piores cenários são inevitáveis.
Tendo um plano de saúde individual, você pode imediatamente ligar para um médico de sua confiança, sem pagar nada a mais por isso, contar seus sintomas, se acalmar e ele irá lhe dizer à distância o que está havendo com você.
Simples né? Pois é, esse é um dos objetivos do plano de saúde individual, fazer com que você sinta segurança e esteja sempre prevenido de uma forma exclusiva. Você tem acesso na palma de suas mãos de uma rede de atendimento com a especialidade, lugar e horário que melhor lhe atenderem.
Um plano de saúde individual nada mais é do que a contratação de um plano de saúde para uma pessoa só, sendo assim, não tem como adicionar dependentes.
Você é uma gestante que está em uma viagem de trabalho e de repente começa a sentir contrações ou dores estranhas, e não tem um conhecido por perto? Contrate um plano de saúde individual, nacional, com obstetrícia, desse modo você ficará amparada e terá um hospital a sua espera a qualquer momento e onde estiver.
O que saber antes de fechar com as melhores operadoras?
Está aí uma ótima pergunta. O exemplo citado logo acima tem duas características adicionadas a ele: cobertura e abrangência.
Como em todo tipo de contratação que você faz, a de um plano de saúde não pode ser diferente, preste atenção a todos os detalhes, leia cada linha das apólices de seguro e pergunte tudo ao corretor que estará lhe atendendo, senão você acaba pagando por algo que não terá utilidade nem trará segurança a você.
Abaixo, listamos as coisas básicas que você deve avaliar antes de fechar a contratação:
Cobertura (procedimentos obrigatórios)
A cobertura nada mais é do que todos os procedimentos médicos que o plano de saúde individual contratado lhe permitirá fazer. Existem alguns procedimentos que são obrigatórios e que constam no Rol de Procedimentos e Eventos definidos pela ANS, esses não são negociáveis, fazem parte dos direitos do contratante usufruir sem que o provedor cause transtornos!
Leia com bastante atenção sua apólice para ter certeza de que não terá problemas ao tentar fazer procedimentos como: atendimentos de urgência e emergência e exames de imagens.
Procedimentos como partos só são autorizados pela operadora quando contratados, sendo assim, faça uma lista de possíveis procedimentos que você precisará e questione o corretor se estão inclusos, se não estiverem, consulte a possibilidade de incluí-los.
Carência
Carência é o tempo mínimo que você vai precisar esperar antes de realizar algum procedimento específico. Essa cláusula foi estipulada pela ANS com o objetivo de que as pessoas permaneçam mais tempo no plano.
Isso porque algumas pessoas aderiam para fazer um tratamento, por exemplo, e, terminando o tratamento, cancelavam o plano, o que era prejudicial à operadora. Normalmente, as operadoras seguem os prazos estipulados abaixo (podendo ser diminuídos):
- 24 horas para casos de urgência e emergência;
- 30 dias para consultas e exames;
- 180 dias para cirurgias, internações e exames mais profundos;
- 300 dias para parto a termo (com exceção de prematuros e com complicações na gestação);
Abrangência
A abrangência de um plano de saúde individual é a lista de municípios em que você poderá receber atendimento. Normalmente a abrangência é dividida em: regional e nacional. A nacional é fácil. Significa que você estará coberto em qualquer lugar do Brasil que você estiver.
Já a regional é um pouco mais extensa. Ela pode ser dividida em: uma única cidade; um determinado grupo de cidades (por exemplo: ABC paulista); um único estado (por exemplo, São Paulo); um determinado grupo de estados.
A Empresa Planos de Saúde SP é uma corretora de benefícios atuante no mercado Brasileiro a mais de 20 anos.Trabalhamos com as melhores operadoras de plano de saúde individual:
- Ameplan
- Bio Vida Saúde
- Cruz azul Saúde
- Next
- Notredame Intermedica
- Prevent Senior
- Trasmontano
- Kipp Saúde
Trazemos para nossos clientes as melhores soluções em Planos de Saúde, Convênios Médicos e Seguro Saúde. Oferecemos um atendimento personalizado para cada situação.