Planos de Saúde

Encontre o plano de saúde perfeito para você e sua família no nosso site. Oferecemos opções abrangentes, acessíveis e personalizadas para atender às suas necessidades de cuidados médicos e bem-estar.

Contato

R. Rupiara, 122 – Vila Nova Manchester – São Paulo/SP – CEP: 03443-020
contato@planosdesaudesp.com.br
(11) 2016-9202

Siga-nos nas redes sociais

O Que é Plano de Saúde Individual?

Ter uma verdadeira noção de como realmente funciona um plano de saúde individual, voltado para as pessoas físicas, é o primeiro passo para efetuar a contratação de um destes planos e estar totalmente preparado para toda e qualquer emergência, sem ficar a mercê da sorte.

Devemos pensar em todos os problemas que possamos ter relacionados à nossa saúde e se um dia esse momento chegar e for uma emergência, ter um plano de saúde individual é fundamental para não passar por dificuldades.

O plano de saúde individual é uma das mais importantes maneiras de estar completamente preparado, para toda e qualquer emergência que possa vir no que se refere a sua saúde, mas muito mais que isso, é de suma importância ter a sua segurança em relação a saber se você irá poder contar com atendimentos de qualidade, rápidos e seguros.

Porém, muitos aqui não sabem exatamente como funcionam os planos de saúde e como realmente pode ser feita a contratação de um plano individual, quais os preços em relação a esta segurança pessoal, etc. 

Esta matéria foi escrita justamente visando responder todas essas questões relacionadas aos planos de saúde individuais. 

Quais são os detalhes que precisam de sua atenção antes de realizar a escolha de um plano para você e sua família, podem até surgir dúvidas adicionais, mas tentaremos esclarecer todas elas.

O que é um plano de saúde individual

Caso você trabalhe em uma empresa que não oferece aos seus funcionários um plano de saúde empresarial, ou mesmo se você trabalha como autônomo, como a maioria dos brasileiros hoje em dia, ou mesmo é dono de seu próprio negócio, como um dos muitos microempreendedores brasileiros.

Contratar um plano de saúde individual é mais que uma boa alternativa. Um dos primeiros passos para se tomar é justamente, entender como funcionam os planos de saúde individuais e ter garantias de que o plano escolhido é de total confiança.

Como fazer as verificações se o plano escolhido possui registro na agência nacional de saúde suplementar, a ANS. A agência nacional de saúde suplementar é justamente responsável pela regulamentação de todos os planos de saúde do país.

O que é plano de saúde individual?

Pois está vinculada diretamente ao ministério da saúde brasileiro, este por sua vez regulamenta todo o mercado de planos privados de saúde desde o ano de 1998.

O que significa que a ANS é responsável pela autorização, bem como fiscalização e autuação de todos os planos de saúde do país, observando todas as atividades relacionadas a cada um deles, proporcionando assim muito mais segurança para aqueles que desejam contratarem este serviço.

Os planos de saúde individuais estão caracterizados de maneiras distintas que podem influenciar diretamente na escolha do tipo de plano de saúde individual que você necessita,  que são elas:

  • adesões livres;
  • períodos de carência;
  • coberturas conforme os contratos;
  • coberturas realizadas diretamente com os consumidores através das operadoras de planos de saúde.

Vamos entender um pouco o que cada uma dessas características significa influência na sua escolha de seu plano de saúde individual.

Adesões livres

Um plano coletivo, quer seja por adesão ou um plano empresarial, exige alguns vínculos dos colaboradores com associações profissionais, ou mesmo com pessoas jurídicas com relações empregatícias.

As adesões livres significam que qualquer um, independente de possuir ou não relações empregatícias, ou mesmo com associações profissionais, poderá contratar para si um plano de saúde individual.

Isso significa que para pessoas físicas existe uma maior liberdade de escolha, visto que você não precisa necessariamente aceitar o mesmo plano ou convênio médico que a sua empresa ou o contrato feito com uma associação profissional como um sindicato, por exemplo.

O que significa que quem tem a possibilidade de escolha do melhor para sua família em relação aos planos de saúde individuais, conforme as suas preocupações principais, é apenas você, o contratante.

Períodos de carência

Diversas pessoas ficam com questionamentos relacionados a carência ou o entendimento de quando eles poderão começar a utilizar o serviço de um plano de saúde individual, após sua contratação. 

Em um plano de saúde individual o importante é que todos entendam que ao contratá-lo a ANS regula os prazos máximos de carência que deverão ser seguidos da mesma maneira que um plano empresarial comum, sendo eles:

  • 24 horas para emergências ou urgências;
  • 30 dias para exames simples ou consultas com especialistas;
  • 180 dias para cirurgias e internações;
  • 300 dias para partos normais desde que não tenha intercorrências em relação a ele;
  • 24 meses para tratamento de doenças pré-existentes.

Esses são os tempos máximos listados pela agência nacional de saúde suplementar, porém,  para cada operadora de plano de saúde, esses prazos poderão variar, importante saber e sempre estar atento a esta questão quando você realizar a pesquisa de qual plano de saúde individual você planeja contratar.

Coberturas conforme os contratos

Existem dois tipos diferentes de planos de saúde individuais, que poderão ser contratados por pessoas físicas e está é uma das maneiras que os contratantes podem encontrar um convênio médico, que se encaixe exatamente em sua necessidade.

O que é plano de saúde individual?

Conheceremos essas duas categorias diferentes de planos de saúde, conforme os contratos oferecidos pelas operadoras.

Planos de saúde individuais ambulatoriais

Nesta modalidade de plano, os atendimentos são completamente ambulatoriais, ou seja, os beneficiários possuem alguns direitos como consultas médicas em clínicas, mas apenas aquelas que estiverem cadastradas na operadora e possuem coberturas de exames e terapias.

Mas nos casos de emergência médica, os planos só irão cobrir as primeiras 12 horas de atendimento,  o restante dos custos dos procedimentos hospitalares e até mesmo possíveis internações são cobradas diretamente aos pacientes utilizadores do serviço.

Planos de saúde individuais hospitalares

já no caso dos planos de saúde hospitalares, as operadoras não efetuam cobertura sobre consultas eletivas, afinal o foco desse tipo de plano é justamente voltado para questões de maiores urgências, como as coberturas de uma possível internação hospitalar sem um tempo pré-determinado.

Logo, as principais coberturas realizadas pelos planos de saúde individuais hospitalares, são prontos socorros, cirurgias, internações, partos e tratamento de doenças graves.

Ou que significa que os planos de saúde hospitalares ofertam uma maior segurança para o segurado em relação aos procedimentos que costumeiramente são um pouco mais caros, como possíveis internações ou cirurgia.

Além disso, quando os usuários individuais efetuam contratação de um plano de saúde, estes poderão obter atendimento em hospitais melhores em sua região, trazendo um maior conforto durante os atendimentos em relação aos outros planos.

Existe uma terceira opção que é conhecida como plano de saúde completo, onde ambas as opções listadas anteriormente são inclusas como a cobertura ambulatorial e a cobertura hospitalar.

Deseja saber mais sobre o que são planos individuais e como eles realmente funcionam e como contratar o melhor plano individual para você, acesse o nosso site, Planos de Saúde SP e converse com um de nossos consultores